sexta-feira, 6 de maio de 2011

Ábaco com material reciclável


Os ábacos foram construídos na Disciplina Ensino de Matemática II, ministrada pela professora Lozicler dos Santos, no 6º semestre.
Entende-se que a palavra abacus deriva da palavra semítica abq ou pó, sugerindo que veio de uma bandeja de areia usada como tábua de contar. Segundo Boyer (1996) não se sabe se o aparecimento do ábaco na China, Arábia e Europa ocorreu de forma separada. O que se sabe é que estes povos utilizavam este instrumento, cada um de acordo com suas necessidades, com uma destreza enorme.

O ábaco serve para atender ao sistema de numeração decimal, sendo utilizado como recurso para ensino de Matemática, nos processos de operações aritméticas, principalmente adição e subtração.

Cada pino, do ábaco, equivale a uma posição do Sistema de Numeração Decimal, sendo que o 1º, da direita para a esquerda representa a unidade, e os, imediatamente, posteriores representam a dezena, centena e unidade de milhar.

Como o sistema indo-arábico tem base 10, cada vez que se agrupam 10 peças em um pino devem ser retiradas e trocadas por uma peça que deverá ser colocada no pino imediatamente à esquerda, representando uma unidade
da ordem subseqüente.

BOYER, C. A. História da Matemática. São Paulo-SP: Editora Edgard Blücher, 1996.

Um comentário:

  1. O blog é um espaço ótimo para divulgar nossas obras-primas! Lindos os nossos ábacos! Obrigada, Prof pela postagem!

    ResponderExcluir