quinta-feira, 23 de abril de 2009

Integrando Conhecimentos

Noemi Boer - Professora
Clarissa Simões dos Santos Vaz - Monitora

Para culminar as atividades referentes ao estudo dos aparelhos digestório, circulatório, respiratório e escretor, os estudantes do primeiro semestre do curso de Pedagogia elaboraram diferentes esquemas sobre o corpo humano.
Esta atividade está fundamentada no pensamento sistêmico que compreende o todo integrado, portanto adequada ao estudo do corpo humano. A metodologia consiste no estudo preliminar dos temas, por meio de uma pesquisa bibliográfica seguida de uma aula explicativa dada pela professora. Após, em grupos, os estudantes fazem a sistematização na forma de um esquema relacional, apresentam e discutem com o grande grupo.
Estudar o corpo humano numa abordagem relacional permite:
- construir uma noção de corpo humano como um todo integrado, percebendo que cada sistema realiza um conjunto de funções específicas interligadas as demais funções e necessárias à manutenção do todo;
- socialização de conhecimentos e a interação do grupo uma vez que os estudantes trabalham em conjunto, ajudando-se uns aos outros;
- privilegiar o entendimento das relações e não apenas do conteúdo em si, bem como a criatividade na elaboração dos esquemas.
Acredita-se que os estudantes envolvidos nesta atividade conseguiram assimilar o conteúdo abordado e a proposta de estudo, deixando de lado a mera recepção de informação.

Um comentário:

  1. Foi muito interessante o trablho, pois assim, acredito que todos compreenderam melhor o funcionamento dos aparelhos e também pela interação entre os grupos.

    ResponderExcluir